domingo, 8 de novembro de 2009

Sugestões de Leitura- GESTAR II

Realizamos essa atividade no Curso Gestar II de Língua Portuguesa, tendo como Formadora Angelita de C.B.Radünz. Equipe que elaborou a sequência de sugestões de leituras literárias para adolescentes : Dania, Daniela, Dayane, Lucimar e Shirley. Oficina 12 - Unidade 24 - PT6 de 20/10/2009

Sugestões de Livros, Série indicada, Motivação e Abordagem

# Procura-se Lobo
Autora : Ana Maria Machado
Série : 9º Ano
Motivação : A professora lê o livro para os alunos, instigando-os a pensar sobre os vários tipos de Lobos que aparecerão durante a leitura.
Abordagens : Elaboração de uma Carta ( solicitação, agradecimento), Anúncio de Jornal, Currículo. Pesquisa dos Lobos em extinção.

# Guilherme Augusto Araújo Fernandes
Autor : Mem Fox
Série : 9º Ano
Motivação : Solicitar que cada aluno traga alguns objetos que venham a representar (algo quente, antigo, que faça chorar, faça rir e que valha ouro), a professora então lê a história e cada aluno vai identificando com seu objeto o que é Memória.
Abordagem : Os objetivos que os alunos trouxeram eram de estima familiar ou escolar?
Resgate de memória (familiar e escolar) Várias histórias contadas pelos pais e avós.
Trazer os avós na escola para que eles contem as histórias.

# Bisa Bia, Bisa Bel
Autora : Ana Maria Machado
Série : 9º Ano
Motivação : Solicitar que os alunos leiam o livro. Fazendo a intertextualidade com o livro do “Guilherme Augusto Araújo Fernandes”
Abordagens : Resgate de Memórias. História familiar.

# Contos de Espanto e Alumbramento
Autor : Ricardo Azevedo
Série : 9º Ano
Motivação : Cada aluno traz um conto e apresenta para a sala e a professora escolhe um conto e apresenta para a turma. Já aproveita para falar um pouco do Autor.
Abordagens : Halloween. Criação de contos. Resgate de causos e contos. Folclore.

# Contos de Enganar a Morte
Autor : Ricardo Azevedo
Motivação : Criar na sala um clima de suspense, lugar mais escuro ou até na biblioteca, sem as carteiras. Professora lê um dos contos e pede então para que os alunos usem sua imaginação para tentarem adivinhar o final do conto. ( Como são contos curtos, podem ser lidos mais.)
Abordagens : Halloween. Criação de contos. Resgate de causos e contos. Folclore. Alunos criarem uma encenação de um conto.

# Ladrão de Sonhos
Autor : Ivan Ângelo
Motivação : Apresentar algumas fotos de viagens, carros, casas, pessoas. Ou solicitar a presença de pessoas que realizaram alguma viagem ( sugestão : Casal Joyce e Claúdio possuem uma página com a divulgação do projeto no site – www.terrasemfronteiras.com ). São 12 contos fotocopiá-los e entregar aos alunos para que apresentem o conto.
Abordagens : Discussão de quais são nossos sonhos. Relação do título com os contos. Qual o sonho dos viajantes. Questões amorosas que aparecem no livro.

# Comédias Para Se Ler Na Escola
# Mais comédias Para Se Ler Na Escola
Autor : Luis Fernando Veríssimo
Série : 9º Ano
Motivação : Iniciar com as perguntas : O que é comédia? Gostam de comédia? Tem na sala alguém, que faça comédia com facilidade? Apresentar o autor Luis Fernando Veríssimo. Entregar para o comediante da sala os livros e solicitar que traga para ser apresentado na próxima aula.
Abordagens : Expressões trazidas pelo autor. Vocabulário. Gíria. Interpretação.

# Série Crepúsculo – Lua Nova – Eclipse – Amanhecer
Autora : Stephenie Meyer
Motivação : Passar algumas partes do filme que são relatadas no livro. Pesquisa da Biografia da autora na Internet.
Abordagens : Teatro. Criar um história de suspense e aventura. Mitologia.

# Série Querido Diário Otário – 7 volumes
Autor : Jim Benton
Motivação : Solicitar com antecedência aos alunos que já leram o livro que façam uma pequena encenação dos livros lidos para a turma.
Abordagens : Criar um Diário. Teatro

# A Menina Que Roubava Livros
Autor : Markus Zusak
Motivação : Ler alguns capítulos para os alunos principalmente das expressões da língua alemã.
Abordagens : Expressões da língua Alemã. História da época da 2ª Guerra. Diferenças de expressões da língua alemã e da portuguesa.

2 comentários:

  1. Excelentes atividades. ótima sequência didática!
    Abraços
    Angelita

    ResponderExcluir
  2. Daya,
    Sei que o blog foi trabalhoso para você, mas está aí e ficou muito bom!
    Para ele estar completo, falta apenas postar uma atividade desenvolvida com os alunos e fotos deles. Sei que você as tem, pois estão no seu relatório.
    Mãos a obra!!
    Abraços
    Angelita
    Angelita

    ResponderExcluir